sábado, 25 de abril de 2009

Um outro ponto de vista


Estava relendo minha postagem anterior (bem anterior, diga-se de passagem) e a construção das palavras que usei me fizeram pensar novamente...
Comparei nossa existência a um jogo de quebra-cabeças. A idéia que usei anteriomente faz, de fato, todo o sentido. Mas vi que essa comparação também se encaixa em um outro contexto que me ocorreu agora.
Alguns fatos me fizeram ver que as peças do nosso jogo podem ser não só um pouquinho de nós nas outras pessoas, mas também podem ser vistos como o pouquinho que cada pessoa deixa em nós... as lições e contribuições que cada pessoa deixa em nossa vida... e que vão montando e se encaixando no nosso quebra-cabeças.

Pensando dessa forma, percebi também que "encaixe perfeito" não é o forte dessas peças... Na maioria esmagadora das vezes, as peças vêm de tal forma embaralhadas que pensamos que jamais será possível que tudo aquilo faça sentido... mas faz.
É acreditar nisso que me motiva a seguir em frente... talvez eu seja tão curiosa para saber o porquê disso tudo que não abaixo a cabeça para as peças feias... as coisas aparentemente ruins e tristes que acontecem... acredito que elas tem uma boa razão para estar ali... muitas dessas peças feias, quando finalmente encaixadas no lugar certo, mostram ser fundamentais para que aquele pedaço da imagem do quebra-cabeças faça sentido... e para que uma uma imagem muito mais bonita seja formada!

Crescemos com cada lição, cada pecinha deixada por aqueles que escolhemos como importantes, sejam elas feias ou bonitas, vão formando o quebra-cabeças perfeito... E, tal qual o jogo, fica mais fácil de encaixar as peças com o passar do tempo... aprendemos a reconhecer rapidamente o lugar das peças se tivermos o capricho de olhar cuidadosamente para cada uma.
O problema é o volume de peças embaralhadas que se forma se não cuidamos bem do nosso quebra-cabeças... às vezes nos demoramos tanto tentando encaixar aquela pecinha difícil de decifrar que perdemos muitas outras peças nos preocupando com aquela pequena... sem nos lembrarmos de que nosso jogo cresce a cada dia... e que as peças vizinhas àquela complicada talvez nem estejam ali ainda.
Assim, vemos que alguns pedaços do jogo só farão sentido após coletarmos mais peças... por isso não dá pra perder tempo com pecinhas difíceis. Temos que confiar que na hora certa vamos conseguir encaixá-la corretamente e aí sim poderemos olhar para o todo e compreender o motivo de ela estar ali.

Pessoas participam de nosso jogo todos os dias, mas algumas peças nos modificam para sempre.
Obrigada por estar aí, tenho certeza que, se te mostrei esse texto, você deixou peças importantes no meu quebra-cabeças.
Estou feliz em atualizar esse site, me faz falta falar o que sinto.
Bem melhor agora ^^
Um beijão pessoas!
Até logo menos ;)
(Mari Beatriz)

Um comentário:

  1. mari,

    lindas palavras. pecas fundamentais fazem td a diferenca. as feias sao fundamentais tb e creio q por nos deixarem fortes... dao td o relevo na obra final.

    bjsss

    ResponderExcluir